PATRIMÔNIO

PATRIMÔNIO DO CLUBE MAIS QUERIDO DO NORDESTE

 O patrimônio físico do Sport Club do Recife é de fazer inveja à maioria dos clubes brasileiros.O clube possui estádio próprio com capacidade para 55 mil pessoas, dois campos auxiliares, parque aquático com sete piscinas, cinco quadras de tênis, dois ginásios poliesportivos, alojamento, campo de futebol society, quadra de basquete e ginásio de hóquei sobre patins.

 Tudo isso foi construído aos poucos. No início, o time de futebol jogava na Campina do Derby, onde atualmente existe o Quartel da Polícia Militar. Depois, o clube passou a atuar no Campo da Liga, nos Aflitos, bairro do rival Náutico. O primeiro campo do Sport só apareceu em 1917, quando o clube construiu um gramado com arquibancada de ferro para dois mil torcedores na Avenida Malaquias, nas Graças.

  A Ilha do Retiro foi comprada em 3 de março de 1936, quando o então presidente José de Andrade Médicis adquiriu uma propriedade de 13 hectares por 53 contos de réis. A primeira partida oficial na Ilha ocorreu em 4 de abril de 1937, com vitória de 6x5 sobre o Santa Cruz, gol da vitória marcado por Haroldo Praça.

 Haroldo, quando deixou o futebol, se tornou um dos mais famosos jornalistas desportivos de Pernambuco e hoje continua servindo ao seu clube de coração, trabalhando na sede, supervisionando inclusive o museu.

  A infra-estrutura construída ao longos dos 100 anos permite hoje ao clube conquistar dezenas de títulos no esporte amador, com destaque para hóquei sobre patins, natação, futsal, tênis e basquete. Somados aos sucessos nos campos de futebol, as conquistas deixam a Sala de Troféus da Ilha do Retiro repleta de taças e medalhas.